2018

 Março/2018 - A Árvore Arteira Lilocacontribuiu com um modelo de projeto, a Ana Esther transnpôs a ideia do seu sonho para o formato do projeto e o Luis Guilherme leu-o e deu sugestões para algumas melhorias. O sonho foi tomando forma concreta!


SUGESTÃO DE ROTEIRO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO

Título Provável – Projeto Árvores Arteiras
Introdução – Apresentação – Problemática
            A ideia partiu da vontade de transformar um sonho em realidade. O sonho de rearborizar espaços urbanos ociosos, quando viável, para contribuir para a melhoria de vários fatores como a diminuição da temperatura, de ruídos e da poluição do ar, aumento da umidade do ar, a redução de processos de erosão, drenagem de águas de chuva (esgoto), fixação do solo, diminuição de áreas erroneamente utilizadas para depósito de lixo. Além de fatores como despoluição visual, conservação de áreas de lazer e embelezamento urbano de um local tão turístico como Florianópolis.
Objetivos
1-      Projeto Árvores Arteiras visa identificar e localizar espaços urbanos na região de Florianópolis e Grande Florianópolis de tamanho pequeno, médio ou mesmo grande, que estejam degradados, devastados, ociosos ou subaproveitados (sem árvores) para posteriormente serem objetos de rearborização em ação social envolvendo pessoas físicas e/ou instituições que desejem participar da execução e manutenção permanente da área plantada.
2-      O objetivo diferencial é incluir a participação de artistas e escritores nas várias fases do projeto, mas principalmente na realização de Saraus Artísticos por ocasião da etapa final do projeto, uma inauguração ou entrega do espaço reabilitado à população com a intenção de promover um caráter cultural/educativo ao projeto.
Justificativa
            O Projeto Árvores Arteiras pretende estimular a participação do cidadão comum interessado em contribuir para a melhoria da qualidade ambiental que o rodeia.

Metodologia
            A metodologia consiste na:
·          Identificação dos espaços com viabilidade de execução do Projeto Árvores Arteiras para na sequência haver o contato com pessoas e/ou instituições interessadas em prosseguir com o projeto.
·         A execução do projeto propriamente dita (incluindo a mão-de-obra operacional, fornecimento de material necessário e mudas) fica a cargo de uma parceria entre nós proponentes e organizadores com estas pessoas e/ou instituições em caráter voluntário e respeitando a disponibilidade dos envolvidos.
·         Uma vez concluídas todas as etapas de implementação do projeto (ver Etapas) o espaço entregue à população deverá ter sua manutenção futura por estas pessoas/instituições como sua participação social voluntária.  
Período de Realização
            Em termos de duração do Projeto Árvores Arteiras em si, é um projeto que tem potencial para ser uma atividade permanente, pois áreas abandonadas, devastadas estão sempre surgindo.
Contudo, cada caso específico de realização de rearborização dependerá do empenho e disponibilidade das pessoas e/ou entidades envolvidas, o que pode durar de alguns dias, semanas ou meses, conforme o tamanho da área também.
Produto
·         O principal produto resultante do Projeto Árvores Arteiras será sempre a entrega à população de espaços urbanos reabilitados e rearborizados.
·         Outro produto é a conscientização da importância e possibilidade da participação efetiva de qualquer morador na manutenção destes espaços.
·         Um produto mais efêmero é a realização dos Saraus Artísticos que acrescentam o caráter cultural e de lazer para o momento final de entrega dos espaços à população.
·         A divulgação das atividades realizadas também concorre para o incentivo de ações semelhantes por outras pessoas e/ou instituição que se espelhem no Projeto Árvores Arteiras.
Etapas:
As etapas são flexíveis e podem variar em seu aspecto formal, contudo basicamente constituem-se em:
·         Identificar as potenciais áreas viáveis para a realização do Projeto Árvores Arteiras.
·         Entrar em contato com possíveis interessados numa parceria com o Projeto Árvores Arteiras e expor a essência do projeto.
·         Analisar as possibilidades concretas para a aplicação do Projeto Árvores Arteiras.
·         Buscar parcerias extras e recursos ou patrocínio quando necessário.
·         Iniciar as atividades específicas de limpeza do espaço a ser rearborizado, preparo do solo e plantio [a cargo das pessoas/instituições interessadas e de pessoas do grupo de proponentes]
·         Verificar o prosseguimento das atividades.
·         Concluir o projeto.
·         Realização de Sarau Artístico em cerimônia de entrega do espaço rearborizado à população local com intuito de reforçar a conscientização da importância da manutenção de espaços urbanos arborizados.

Bem, esse é o projeto inicial... Muitas novas ideias surgiram e ainda estamos em fase de organização e abertos a novos caminhos!
2 0 1 8

09/05/2018 - As Árvores Arteiras Augusto de Abreu e Ana Esther se reuniram com o Paulo Berri na FFC para falarem pessoalmente sobre os planos e viabilização de um projeto de parceria com das Árvores Arteiras com a FFC. Tudo tem que ser bem estudado, analisado para dar certo. Vamos lá! Obrigada, Paulo por nos receber e dar tantas dicas boas!!!

Condomínio Itacorubi II:
3 manacás

19/05/2018 - Este é o primeiro evento de plantio de árvores sugerido e tendo a participação de um membro das Árvores Arteiras!!! Aos pouquinhos o sonho vai tomando corpo... No Condomínio Residencial Itacorubi II foram plantados três pés de Manacás, lindões. Com a presença dos funcionários do condomínio e de alguns moradores, as árvores foram plantadas com grande entusiasmo. A Ana Esther, contou a história do seu sonho e da formação do grupo Árvores Arteiras e depois fez a leitura do seu poema O Carvalhinho e o Albatroz   unindo a ecologia com a arte que é o grande objetivo do grupo! Ah, e o mascote estava lá também, o boneco do Carvalho Jr. A criançada vibrou. A ideia é que fique a sementinha da preservação de um meio ambiente o mais saudável possível.






Mulheres Ambientalistas e as Árvores Arteiras

05/06/2018 - A Árvore Arteira Liloca avisou a Ana Esther sobre uma reunião das Mulheres Ambientalistas no Jardim Botânico de Florianópolis como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente. E lá se tocou a Ana Esther para ouvir as experiências do pessoal e falar sobre o grupo das Árvores Arteiras... e já fomos convidados para participarmos do plantio de árvores nativas no Arboreto do Jardim Botânico, quanta maravilha!


09/06/2018 - A cerimônia de plantio de árvores nativas no Arboreto do Jardim Botânico de Florianópolis contou com a participação da Ana Esther representando as Árvores Arteiras! Foi emocionante ver tanta gente empolgada plantando árvores no parque com a orientação do pessoal do Jardim Botânico e da FLORAM. A Ana Esther até virou Madrinha de um belo pé de Baguaçu-da-Mata!







Árvores Arteiras no
Mutirão da IEATA na Praia Brava

24/06/2018 - Buscando inspirações e exemplos... Conheci a Mariléia Sauer do IEATA ( http://ieata.com.br/ no Arboreto do Jardim Botânico e ela me convidou para o plantio na Praia Brava! Lá me toquei eu representando as Árvores Arteiras para participar e aprender com mais este pessoal determinado a plantar! Plantamos dezenas de garapuvús, goiabeiras, pitangueiras, canelas entre outras mudas. Viva, foi incrível, agradeço muito a vocês todos pelo convite, Mariléia!


Oba, que sensação fantástica plantar Garapuvús!!!
Todos faceiros com a tarefa cumprida!


Doação de um Pé de Pau Brasil
para o Jardim do Rancho
[Ratones]

14/06/2018 - O sarau do QuintALL do mês de junho/2018 realizou-se no Jardim do Rancho, um local para eventos no bairro Ratones em Florianópolis. A Árvore Arteira Ana Esther contatou os proprietários e ofereceu-lhes um pé de Pau Brasil que ela havia comprado no sarau do QuintALL de novembro/2017 da Kátia Savi também participante do QuintALL. O casal André e Lilia adoraram o presente e receberam com enorme alegria a plantinha durante o sarau. A Ana Esther então leu também o texto AS ÁRVORES ARTEIRAS para o público presente ao sarau. Foi muito emocionante, o Pau Brasil será plantado num lugar belíssimo! O boneco do Carvalho Jr. vibrou de tanta emoção...


Dia de Cooperar e as Árvores Arteiras

30/06/2018 - A Árvore Arteira Lílian descobriu que na festa do Dia de Cooperar no Parque de Coqueiros, a organização do evento estaria distribuindo mudas de árvores para os visitantes... e para lá então se tocaram as Árvores Arteiras Augusto, Lílian e Ana Esther para se divertirem e ainda coletar algumas mudas para posterior evento de plantio! O Augusto pegou a sua e doou ao seu irmão e a Ana Esther ficou com sua muda de palmeira em casa por uns tempos até encontrar um bom lar para ela...


Plantio de Bergamoteira
[Praia Grande/SC]

29/09/2018 - Numa cerimônia singela porém emocionante, entre amigas, plantamos um pé de bergamoteira (há quem diga que possa ser um limoeiro ou um pé de limão-bergamota...) no sítio das queridas amigas Rosane e Rosangela! Elas estão justamente fazendo uma plantação de várias árvores frutíferas ou não, pois o local comporta muitas delas, viva!!! Além de explicar os detalhes sobre os objetivos do Projeto Árvores Arteiras, a Árvore Arteira Ana Esther contou a linda história de como o projeto surgiu também. Partimos para o plantio em si e quando a mudinha estava devidamente plantada... houve o momento do Sarau Poético. A Ana Esther leu o seu poema O Carvalhinho e o Albatroz e depois a Susana Zilli leu o seu lindo poema Sementes (que ela compôs especialmente pensando no projeto Árvores Arteiras!), gratidão à Susana! Para encerrar, a Ana Esther ainda leu o seu poema Bem Dito. Ao final nos abraçamos comemorando mais uma árvore no planeta!!! Quem também vibrou foi o "mascote" das Árvores Arteiras, o Carvalho Jr que também estava lá presente, fabuloso!












Mil agradecimentos em nome das Árvores Arteiras às amigas queridas  Rosane e Rosangela por seguirem a partir de agora cuidando da "nossa" bergamoteirinha!

Doação da Muda de Palmeirinha

14/12/2018 - A Árvore Arteira Ana Esther fez a doação da muda de Palmeirinha recebida no Dia de Cooperar para os seus queridos Gurus do Medita/UDESC Matheus Fróes e André Alexandri... eles adoraram e até colocaram o nome nela de Shakti... altas vibrações positivas! 
Soube que a Shakti está felicíssima com seus cuidadores...



Nenhum comentário:

Postar um comentário