2019

 2 0 1 9


Após uns tempos de desânimo... eis que há nova motivação para as Árvores Arteiras! Mesmo aos trancos e barrancos volta e meia novas árvores serão plantadas junto com o sonho original...

30/06/2019 - O entusiasmo de ser Árvore Arteira foi renovado com a participação da Ana Esther no Mutirão no Morro do Quilombo com o pessoal do EcoQuilombo!!! Foi uma experiência linda e inspiradora... que certamente renderá mais árvores plantadas... Gratidão!
O pessoal que o EcoQuilombo reuniu para o mutirão de compostagem e plantio de árvores!

Viva a pitangueira!

Adorei plantar bananeiras, pitangueiras e goiabeiras ao lado da querida Olênia, me inspirei toda! 

Bom saber que a Sílvia levará a mensagem do livro O CARVALHINHO SOLITÁRIO para seus alunos! Também as aventuras ecológicas da Boneca Cremilda... e de repente mais árvores nascerão!

26/07/2019 - Reanimada com os rumos promissores do propósito das Árvores Arteiras, a Ana Esther compos um poema com muito amor dedicado ao grupo! 


Reunião Árvores Arteiras & CONJORGE

31/07/2019 - Reunião da Árvore Arteira Ana Esther com Magna Amaral, Presidente do CONJORJE sobre os detalhes do plantio de árvores na sede. Na ocasião foram comentados assuntos do recebimento de árvores doadas pela empresa ENGIE para o plantio na sede do CONJORGE, o convite a fazer para a participação de professores e das crianças da ESCOLA DO PARQUE nos dias de plantio e a doação que fiz do livro O CARVALHINHO SOLITÁRIO / FAMILY TREE [de autoria da Ana Esther] para a biblioteca do CONJORGE. Uma parceria que emocionou e promete!!! 


Recebimento das Mudas na ENGIE

 20/09/2019 - Dia de buscar as 38 mudinhas de árvores que a empresa ENGIE doou ao grupo das Árvores Arteiras, quanta emoção! A grande amiga do grupo, Laura Giane Malta, forneceu o apoio logístico com o transporte das mudas. Fomos buscá-las e lá estava a Árvore Arteira Luis Guilherme para nos acolher juntamente com o Sr. Ilmar, o responsável direto pelo processo administrativo da doação das mudas. Muita gratidão verde à ENGIE e à Árvore Arteira Luis Guilherme que intermediou todo o processo para nós!
    
Emoção: esta é uma muda "histórica" de Pau-Brasil!


Da ENGIE, fomos diretamente para a sede do CONJORGE onde a Magna Amaral e sua equipe da COMPCAP, nos esperavam ansiosamente... todos estavam emocionados em receber as mudas de Pau-Brasil, Garapuvu, Quaresmeiras, Amoreiras, Pitangueiras, Limoeiros! As mudas aguardariam lá até os dias dos plantios com a participação da criançada... Agradecemos muito ao carinho da Magna que acreditou na proposta e a acolheu! E gratidão imensa à amiga Laura por contribuir com o transporte e carregamento das plantas com tanta alegria e amor pela causa!

Árvores Arteiras doam muda:
Espaço Cultural Roseli Farias
[Biguaçu/SC]


07/09/2019 - A Àrvore Arteira Ana Esther participou do Sarau da Independência Artística, idealizado pela artista plástica Roseli Farias que teve lugar em seu ateliê em Biguaçu/SC.  E nada melhor para comemorar esta alegria do que iniciar o evento com o plantio de uma arvorezinha... uma muda de Arruda! Ela adorou poder ler para os presentes o seu poema Bem Dito... foi junto a mensagem da necessidade de plantarmos cada vez mais árvores e a gratidão das Árvores Arteiras!



ÁrvoresArteiras e o Plantio de Ipês no Jardim Botânico de Florianópolis/SC

21/09/2019 - A Árvore Arteira Ana Esther teve uma enorme satisfação em participar representando as Árvores Arteiras no plantio festivo promovido pela Associação do Jardim Botnico de Florianópolis. Uma criançada e o pessoal todo empolgados em plantar os Ipês... mas além deles, também plantamos Pau-Braasil e Ingazeiros! Ficou grata ao Sr. Piana que a acolheu neste evento e pôde ler para todos o seu poema A Esperança é Verde em homenagem às árvores recém plantadas.




Árvores Arteiras 
e o 
Sarau da Áavore
[São José/SC]

21/09/2019 - Dia da Árvore... tarde de plantar árvores no Jardim Botânico de São José/SC!!! Momento de iluminação: a Árvore Arteira Ana Esther teve a ideia de falar com o amigo Luiz Cláudio Stähelin sobre a possibilidade de um plantio de árvores com sarau no Jardim Botânico de São José... ele e seu irmão Sérgio Stähelin aceitaram na hora e com entusiasmo!!! Um evento nascido da alma do grupo das Árvores Arteiras! E o evento foi extraordinário, pois integrou-se à programação da...

Que tarde abençoada! Fomos acolhidos pelo Diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin que nos propiciou várias etapas estimulantes e festivas: Palestra com Sarau no Auditório; inauguração do Anfiteatro; passeio guiado pelos passeios e o plantio de árvores propriamento dito!!!

Sarau

Após a introdução da Ana Esther sobre o ideal das Árvores Arteiras com o SARAU DA ÁRVORE  e a fala do Sr. Sérgio sobre a história do Jardim Botânico , houve a participação animada dos presentes com seus textos que abrilhantaram, na sequência, o processo do plantio das mudas!






Inauguração do Anfiteatro

Outra emoção histórica para as Árvores Arteiras: inaugurarmos o Anfiteatro do Jardim Botânico de São José! Um local belíssimo em meio à Mata Atlântica... e lá novamente os presentes expressaram sua arte para reverenciar a natureza que devemos preservar!



Plantio de Árvores!!!

Para alegria de todos lá nos tocamos nós para o plantio de Araucárias e Ipês! Foi a coroação do evento. Todos vibraram e se alegraram com esse ato simbólico e concreto ao mesmo tempo. O propósito é verdejar o planeta inteiro... E nós já começamos! Gratidão das Árvores Arteiras a todos que participaram!











Árvores Arteiras:
1o Plantio no CONJORGE 
com Escola do Parque
[doação da ENGIE]

O boneco do Cravalhinho Jr. -mascote das Árvores Arteiras- não cabia em si de tão contente que estava com tanta paparicação que recebeu de todos!
  
02/10/2019 - Uma manhã cheia de "árvores arteiras" pelo jardim da sede do Conselho Comunitario do Parque São Jorge com os alunos e professores da Escola do Parque que aceitaram o convite para o plantio de árvores. Foi uma iniciativa do grupo das Árvores Arteiras que em conjunto com a Magna Amaral, Presidente do Conjorge, (e sua equipe!) organizou o plantio. As árvores foram doadas pela empresa ENGIE, o que nos alegrou muito e a qual somos imensamente gratos principalmente ao Luis Guilherme e ao Ilmar! Nesta manhã plantamos parte das 38 mudas que incluiam dois pés de Pau-Brasil, bergamoteiras, quaresmeiras, entre outras. As crianças antes do plantio propriamente dito escutaram a história do Pau-Brasil em relação ao nosso país e também a importância do plantio de árvores para o planeta e para a humanidade. Foi muito emocionante ver os desenhos que fizeram e vê-las cantando ao redor de um dos pés de Pau-Brasil... A Ana Esther também não resistiu e leu o seu poema A Esperança é Verde... um verdadeiro Plantio-Artístico, viva! Todos nós saímos de lá com vontade de verdejar o planeta ainda mais!!!  A Magna e a Ana Esther ainda foram entrevistadas pelo Mauro da Escola do Parque e a Profa. Iuria Cristina recebeu um exemplar do livro  O CARVALHINHO SOLITÁRIO (da Ana Esther) para a biblioteca da escola. Gratidão a todos que participaram deste momento histórico!




Gratidão Magna pelo apoio e entusiasmo com a ideia toda! Gratidão, Iuria e Escola do Parque por trazerem as crianças para este Plantio-Artístico!!! Fico alegre que o meu livro estará disponível na Biblioteca de vocês!




 
Cerimônia fabulosa em homenagem ao Pau-Brasil e as outras árvores!
Gratidão ENGIE pelas mudas... um legado de alegria e Vida!

Árvores Arteiras:
2o Plantio no CONJORGE 
com Escola do Parque
[doação da ENGIE]



11/10/2019 - E lá se tocou a Árvore Arteira Ana Esther com outra turminha da Escola do Parque para a segunda etapa de plantios na sede do Conselho Comunitário do Parque São Jorge, com a Magna Amaral, o Mauro e as Professoras com seus alunos animados! É claro que o mascote das Árvores Arteiras não poderia faltar, lá estava o Carvalhinho Jr. que conquistou o coração da gurizada! Também tivemos a presença da Fada Laura com sua graciosidade com a criançada. Plantamos juntos muitas mudas, eles adoraram conhecer os pés de Garapuvus e as mudas de frutíferas, foi emocionante ver a vontade de plantar que a criançada demonstrou. Então, a Ana Esther não poderia deixar de concluir um momento tão bonito sem ler algum poema... leu O Carvalhinho e o Albatroz... e a Fada Laura cantou a canção do Limoeiro, uma alegria daquelas!!! Viva a Fada Laura, amigona das Árvores Arteiras!
Novamente vai aqui também a nossa gratidão à ENGIE através do Ilmar Goltara e do Luis Guilherme de Oliveira Miranda pela doação de tantas mudas lindas!!! Essa criançada certamente levará para sempre no coração o amor pelas árvores e a vontade de plantar...







Árvores Arteiras Poeticando na Meditação
 SOMOS TODOS UM

27/10/2019 - Domingo de encontro do grupo de Meditação com Intenção na Cachoeira do Bom Jesus... e como havia prometido, a Ana Esther levou um pé de bergamoteira para ser doado em nome do grupo das Árvores Arteiras  e plantado no jardim da casa dos anfitriões Paulo Maria Lúcia! Então para comemorarmos o plantio de mais uma árvore, a Ana Esther leu o seu poema A Esperança é Verde, que extraordinário podermos integrar diferentes áreas de nossas vidas, afinal SOMOS TODOS UM mesmo! Gratidão a todos... e vai muito carinho das Árvores Arteiras com a mudinnha!



Árvores Arteiras Inspirando Plantios!
Plantio de Abacateiro

22/09/2019 - A Profa. Iuria Cristina encantada com os dois plantios realizados pela parceria Árvores Arteiras / Conjorge / ENGIE se entusiasmou toda para realizar o plantio de um Abacateiro que foi objeto de todo um projeto de estudo em sala de aula com seus alunos da Escola do Parque... e lá fomos nós todos para a sede do Conjorge festejar mais este plantio! Que alegria perceber que as Árvores Arteiras estão inspirando mais pessoas a plantarem árvores... esse é o grande objetivo!!!





Esperanto, Zamenhofa Tago...
 e as Árvores Arteiras


15/12/2019 - As Árvores Arteiras também se fizeram representar na grande festa do Esperanto Klubo de Florianópolis celebrando o criador do idioma Esperanto Ludwig Lazaro Zamenhof realizada no Parque Natural Municipal do Morro da Cruz. A Árvore Arteira Ana Esther encomendou com o amigo Diogo Chicatto uma muda de árvore nativa para ser doada ao parque e ficar como um símbolo concreto de amizade entre o grupo  das Árvores Arteiras, o Esperanto Klubo e o Parque... foi muito lindo e emocionante o momento da doação com a leitura do poema A Esperança é Verde... As Árvores Arteiras agradecem muito ao Diogo pelo fornecimento da muda maravilhosa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário